terça-feira, 6 de agosto de 2013

MEU FILHO, SUA VIDA JÁ NÃO DEPENDE SÓ DE MIM...

Filho:

Você é o maior responsável pela sua própria vida.
Quando nasceu, você dependia totalmente de mim, mas a medida que foi crescendo, a sua responsabilidade também foi, junto com a liberdade. Talvez você não soubesse o que fosse responsabilidade e vivesse somente liberdade.

Ensinei muito a você, com intenção de ajudá-lo, pensando já no seu futuro. Acertei e errei. Insisti para que você aprendesse a cuidar bem dos seus pertences e arrumar as suas bagunças. Cheguei até a castigos, numa repreensão corretiva, para que aprendesse o jogo da vida. Fui também complacente, talvez conivente na irresponsabilidade, não cumprindo promessas ou castigos, sempre dando um jeito para tornar a sua vida um pouco mais fácil. Porém, um sentimento era muito claro: queria que você fosse feliz. Sabia que a verdadeira felicidade não é gratuita, depende também do seu esforço.

Hoje você é adolescente.

O que você vive dentro de sua alma, o que você faz com a sua turma na rua, como aproveita a sua vida escolar, já não está mais tão ao meu alcance. A sua individualidade já não me pertence. São muitas situações que você vai ter que enfrentar pela vida afora: drogas, sexo, assaltos, competição, rejeição, vestibular...às vezes sou tomada pelo desejo de resolver o seu crescimento, mas, isso diminuiria a sua auto-estima e reduziria a sua força vital.

Você pode contar comigo para o que precisar, mas não posso estudar por você, banir as drogas da sua vida, defendê-lo das ameaças que rondam a sua vida a cada esquina.

Estou disposta a atendê-lo sempre que for necessário. O que faço é dar-lhe instrumentos para que enfrente a vida. Depende de como você os usa para ter sucesso e fracasso. E a sociedade, é silenciosamente dura e indiferente para com os que perdem, enquanto aplaude os que vencem...

Sofro com você o seu sofrimento...
Usufruo com você o seu sucesso...
Porque você é meu filho...
Porque eu AMO VOCÊ...

Sua Mãe.


"Texto do dr. Içami Tiba, adaptado por mim."

2 comentários:

  1. Cris, tuas palavras me lembraram deste texto ...“A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e peri...gos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.
    Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
    Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.
    Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de
    mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos,
    como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.
    Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse
    vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em
    que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e
    recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
    Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o
    maior desafio e a principal missão.
    Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.
    "Dê a quem você Ama :
    - Asas para voar...
    - Raízes para voltar...
    - Motivos para ficar... "
    Dalai Lama"
    Bjs
    Claudia Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Ser mãe pra mim e uma das missões dado por Deus mais difícil .Pois tentamos o tempo todo que proteger um ser que sai do nosso ventre e cresce, cresce e cresce. E assim como cresce , cresce também suas caminhadas pela vida. E assim se afasta de nós. Porém o amor que sentimos nunca e perdido, nunca e mudado .Nosso instinto e proteger ,amar . Sempre .

    ResponderExcluir

Se comentário é muito importante para mim!!!!
Obrigada por comentar aqui.
Beijokas