sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rotina...

Definição:
Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual.
Fig. Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; repetição monótona das mesmas coisas; apego ao uso geral, sem interesse pelo progresso.


Pois é...mas não é bem assim que defino "rotina":
Rotina é aquilo que todas as crianças e adolescentes precisam para se organizarem, me lembro direitinho quando minha mãe me ensinava a "ser mãe", ela sempre dizia:
Filha, o bebê precisa tomar banho, mamar e dormir sempre na mesma hora, daí ele se acostuma a fazer assim todos os dias e cria a seu rotina =).
Dito e feito, tomava banho, mamava e dormiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia.
E esse tipo de rotina eu procuro manter sempre na minha casa, por exemplo:
_ ter horário para as refeições, café da manhã, almoço e jantar, porque mesmo que eu não esteja presente no almoço por exemplo, não quer dizer que ele não vá almoçar ou almoce na hora que quiser, NÃO, eu ligo, pergunto, instruo e a rotina se cria normalmente.
_ horário para tomar banho, porque se você não ficar em cima, o banho sai mas a limpeza não rsrsrsrs.
_ horário para fazer tarefas da escola (no meu caso, leia-se tortura, porque sempre é tão difícil).
Eu também não gosto e nunca gostei de deixar refrigerante liberado, doces, chocolates, acho que são coisas que não fazem bem pra saúde, lóóóóóóóógico que tenho, mas não é assim a qualquer hora, sempre , como quiser.
Não pensem que sou radical porque não sou não, mas criei essas rotinas e acho super estranho quando não acontecem, quando por exemplo vejo outras crianças tomando refrigerante a toda hora, comendo besteiras e mais besteiras, almoçando coxinha e salgadinho. Isso não é ser "mãe", ser mãe é querer o melhor para saúde dos nossos filhos é saber dizer não e colocar os "bichinhos" na ROTINA.
Uma criança com rotina, come frutas, arroz com feijão, sucos e cereais para depois, na horinha, vaga comer "besteiras": salgadinho, refrigerante, bala, e bláblábláblá. E você tem que ir pra cozinha, gostando ou não, preparar os pratinhos preferidos deles e procurar ser o mais saudável possível, eu como sempre trabalhei fora e a partir da idade que meu filho ficou sozinho em casa, deixo o pratinho dele pronto, toda a comidinha arrumadinha no prato coberto com plástico filme, na hora do almoço ele só esquenta, essa é a rotina dele de todos os dias na hora do almoço.


Eu sei que é difícil, pois as propagandas dessas "coisas gostosas" está em todos os lugares e eles ainda fazem questão de dizer que é coisa de criança......... mas......tem que ser forte, dizer não e mostrar as verdadeiras coisas gostosas.


Porque ninguém disse que seria fácil, né =)


Beijos, beijos, beijos



Um comentário:

  1. le gal seu blog
    me segue:
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Se comentário é muito importante para mim!!!!
Obrigada por comentar aqui.
Beijokas