segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Difícil Arte de Dizer: NÃO.

Gente querida, olá, tudo bem?????

Vamos a um assunto muito sério...

Tenho percebido em várias conversas com outras mães, uma dificuldade enorme que todas têm em dizer NÃO aos seus filhos.
É como se dizendo NÃO, você tivesse privando sua cria de alguma coisa e não é bem por aí...

Eu entendo perfeitamente e por várias vezes me peguei pensando e agindo assim, tipo, eu não quero que meu filho passe pelo que passei, não quero que meu filho sofra das mesmas privações que eu sofri. Só que agindo dessa maneira, educando seu filho sem a palavra NÃO, você, na realidade, estará criando um adulto compulsivo e principalmente um adulto totalmente sem limites, como muitos que encontramos ao longo do dia e como muitos que  nos são apresentados nos noticiários.

Nós, como educadores, temos a obrigação de dizer NÃO aos nossos filhos. Se você não tem condições financeiras de comprar o tal tênis da moda, simples: esse não dá pra comprar. Se seu filho com 14, 15 anos pede para sair a noite, simples também: não dá pra sair a noite.
NÃO e ponto final. Seu filho tem que desde cedo aprender a ouvir um NÃO, obedecer e não achar que isso será o fim do mundo.

Ter uma relação aberta com eles, conversar sobre todos os assuntos sem tabus é também fazê-los entender que somos nós, os pais, que temos a última palavra, assim como foi no nosso tempo de filhos, onde obedecíamos e principalmente, respeitávamos nossos pais. NÃO era NÃO e pronto, sem mais nem meio mais.

O mundo muda, os tempos evoluem, mas os princípios básicos de respeito, esses não devem mudar nunca, filho é filho.

Eu não posso nem comparar o meu relacionamento com meu filho com o relacionamento que tinha na adolescência com meus pais. Hoje eu e ele falamos sobre todos os assuntos, explico tudo sobre sexo, drogas, enfim, é bastante diferente, mas quando digo NÃO é NÃO.
NÃO vai sair, NÃO vai ligar o computador, NÃO posso comprar o tal coisa e pronto.

O NÃO é uma forma de colocar limites, uma forma de mostrar que eles não podem ter tudo que querem nem de fazer tudo que der na telha.

Quando você vê um adulto jogando uma latinha vazia na rua ou estacionando em uma vaga exclusiva, pode ter certeza que esse sujeito não ouviu da sua mãe os NÃOS que deveria ter ouvido na adolescência e agora julga que uma latinha vazia não vai fazer diferença no lixo das ruas e que na vaga exclusiva ele pode sim estacionar só por um minutinho.

Pense nisso.


Beijo beijo beijo



   Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A vida como ela é ...

Bom dia, bom dia, bom dia!!!

Gente querida, ontem foi "Meu Dia", meu ano começou e com ele um turbilhão de emoções, dúvidas, angústias e sentimentos que nunca passaram pela minha cabeça antes. Não sei se isso se dá a idade ou a transformação que a minha vida está passando nesse momento, mas enfim, não poderia deixar de compartilhar esses sentimentos aqui no blog.

Acho que no meu caso eu ainda não "pirei" por falta de tempo mesmo rsrsrsr nem pra isso eu consigo parar, nem para surtar, gritar, espernear, nada, daí ontem resolvi refletir sobre tudo.

Eu sei que existem milhares de mulheres na mesma situação que eu, sei que todas somos guerreiras e tal, mas vai chegar uma hora que vamos precisar de uma válvula de escape...

Meodeus, sou mãe, sou pai, sou amiga, trabalho, pago as contas, vou ao super mercado, lavo, cozinho, passo e limpo, tenho meus compromissos sociais, meus amigos, tenho que ir ao salão as vezes rsrsrs, levar filho, buscar filho, cuidar da minha dieta, ir ao médico, dentista e agora estou construindo minha casinha. Gente não dá... sinceramente não dá....

Fora tudo isso ainda tenho os meus conflitos interiores, e desde ontem estou pensando e pensando, o que eu fiz até agora, será que fiz a coisa certa??? eu até acho que fiz né, claro que como mãe e mulher tenho meus problemas normais de "administração", mas mesmo assim estou um pouco angustiada, acho que o fato de o tempo passar muito depressa estou assustada, estou vendo meu filho crescer muito rápido, as vezes me falta tempo para fazer outras coisas que gosto muito e não faço por falta de tempo, estou me olhando no espelho e vendo o amadurecimento que a idade te proporciona, fisicamente e mentalmente, ah sei lá ....

Coisas da idade, entrei de vez na idade da loba rsrsrsrsrsrs entrei de vez nos "enta" e isso mexeu um pouco com a minha cabecinha de "Mãe de Adolescente"...



Na juventude aprendemos, com a idade compreendemos.