quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como Fazer Seu Filho Adolescente Ajudar Nas Tarefas De Casa

Tolha molhada jogada, cinco copos sujos na pia, tênis, chinelos e pantufas espalhados pelo quarto, papel de bala, salgadinho e bolacha amassados em um canto qualquer, roupa suja misturada com roupa limpa, cama desarrumada, enfim, um CAOS ADOLESCENTE.

Não sei como seria a rotina adolescente de uma menina (imagino que deve ser bem mais fácil), mas de um menino é exatamente como a descrita acima.

Não é nada fácil falar todos os dias as mesmas coisas: lave isso, arrume aquilo, guarde aquele outro, TODODIAASMESMASCOISAS estão fora do lugar, chamo isso de "CAOS ADOLESCENTE".

Você sai de casa para trabalhar e deixa tudo no seu devido lugarzinho e quando volta para casa...............você surta!!!!!!!!!!

A "pessoa adolescente" está com a cabeça tão ocupada com suas "prioridades adolescênticas" que nem se dá conta da sua desorganização, pode até pular por cima do tênis jogado que nem enxerga que aquele objeto está fora do lugar, TOTALMENTESEMNOÇÃO...

Esses dias eu ouvi um absurdo da boca de um homem que nem vale a pena citar quem é aqui, que fiquei "lilás" rsrsrsrsr : serviço de casa é coisa pra mulher... hã, como assim?????? Coisa de mulher??? Nem pensar!!!! Homem tem o dever e a obrigação de ajudar em casa sim senhor, seja este homem marido, pai ou filho.

Pensando nisso, desenvolvi uma tática para Filhos Adolescentes ajudarem nas tarefas de casa. É bem simples e funciona muito bem :)
Como eu saio de casa cedo e só volto de tarde, deixo o bilhete, isso mesmo, BI-LHE-TE.
Como a cabecinha deles está em outra galáxia, nada mais funcional que o tal bilhetinho rsrsrsrsrsrs




Gente, acreditem.... FUNCIONAAAAAAAAAA!!!!!!!!

A "pessoa" chega a ticar depois que cumpre cada tarefa rsrsrsrsrsr e o melhor de tudo, você acaba criando a tal "rotina", que já mencionei aqui no blog em outro post e como, -arrumar o quarto, está sempre em primeiro lugar da lista, já tornou-se tarefa automática...... ÓTEMO !!!!!!!!!

Esses dias eu esqueci de deixar o "bilhete".
A "pessoa" não arrumou o quarto.
Motivo: mas mãe, você não deixou o "bilhete"!!!!!!!

Chupa essa manga!!!! kkkkkkkk






Pensamento do Dia:
Ser Feliz é o que importa!!!!!!


8 comentários:

  1. Cris
    ótima idéia. Aqui em casa tb tem um certo caos de vez em quando, mas sou meio durona com a organizacao. E ele meio teimoso, hehe...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Isso só funciona quando o adolescente quer fazer, tem a consciencia de querer colaborar ou tem algum interesse em cumprir as tarefas(tipo troca) do contrário eles não fazem mesmo.
    tenho 2 casos para te citar, o meu e da minha irmã
    CASO 1- Eu não trabalho fora, mas cansei de ser a AMÉLIA perfeitinha que abraçava tudo sozinha e faz uns 2 anos que aqui em casa todos ajudam em tudo, lavar, pendurar e recolher as roupas,louça diária, faxina geral na casa no final de semana, cozinhar, etc...eu consegui com muita persistencia, muita discussão e mudanças pra adaptar. e o principal é manter a palavra..SE FIZER TUDO COMBINADO( e bem feito) PODE SAIR NO FINDE OU GANHA R$ PRO CINEMA, -SISTEMA DE TROCA E RECOMPENSA OU SIMPLESMENTE CASTIGO . FUNCIONA 100% Qd comecei avisando que não lavaria mais a roupa de ninguém, não acreditaram, deixaram acumular, quando ficaram sem meias, camisetas do colégio, caças jeans e foram reclamar e eu disse que a máquina estava na lavanderia e que eu poderia ensinar quem quisesse usar...aí viram que era verdade, isso levou 15 dias pra cair a ficha...nunca mais deixaram acumular e hoje a gente (todos da casa) trocamos favor, as vezes um pendura a roupa do outro pra dar 1 força, as vzs um coloca algumas peças das roupas do outro pra completar a quantidade na máquina... a louça é dividida uma vez para cada 1, a faxina é toda dividida "irmamente" afora cada um assumir seu quarto. TENHO ORGULHO DE MEUS FILHOS QUE NÃO SE ENVERGONHAM EM NADA DE DIZER QUE AJUDAM EM CASA E AINDA FICAM INDIGNADOS COM OS AMIGOS QUE NÃO AJUDAM.
    MAS NÃO PENSEM QUE SEMPRE FOI ASSIM...JA FORAM FOLGADOS SIM, CABE A NÓS MÃES MUDAR ESSA SITUAÇÃO...

    CASO 2- minha irmã luta implorando ajuda e eles não tão nem aí, ela ameaça que nao vai mais fazer e eles nem aí..claro, sabem que ela não vai cumprir mesmo. que acaba cedendo e fazendo..ela trabalha fora e nem assim eles fazem qualquer atitude minima pra dividir as tarefas. dizem que não fazem questao da casa limpa e organizada e que se ela faz, ela que faça.

    INSISTO...A PERSISTENCIA É A UNICA FORMA DE DAR CERTO...ESTIPULA QUEM FAZ O QUE E O QUE VAI ACONTECER CASO NÃO SEJA CUMPRIDO. COLOQUE NA CONSCIENCIA DELES QUE LÁ FORA NÃO TEM MAMÃES FACILITANDO A VIDA DELES E QUE APRENDAM EM CASA COMO VAI SER DEPOIS QUE SAIREM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário e vou testar em casa.
      Tenho quatro filhos, um com 18, uma de 14 e gêmeos de 10 anos. ´
      Tenho uma empresa, que me ocupa muito tempo e infelizmente estou como sua irmã. Eles não colaboram quase em nada e isso torna minha vida muito estressante.
      A falta de comprometimento hoje das crianças e adolescentes é imprescionante! Estou começando aplicar essa forma de recompensa e ficando mais dura com o que eles pedem.
      Espero ter êxito como você.

      Laine

      Excluir
  3. Amei seu blog.... aprendi com esta matéria ...e ri muito vc é muito divertida!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog Cris.. Ksa vou colocar em prática o sistema de troca é ser persistente tenho 3 adolescente pense na bagunça.. Kk obrigada

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog Cris.. Ksa vou colocar em prática o sistema de troca é ser persistente tenho 3 adolescente pense na bagunça.. Kk obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii!!!Meninas pensem numa mãe totalmente surtada....EUUUU! Preciso urgente de ajuda. Não sei mais o que fazer. Tenho um filho que acabou de completar 18 anos, e parece um adolescente de 15. Sabe o quarto descrito no texto acima, multiplica por três a bagunça e talvez chegue perto de visualizar o quarto do meu filho. Já tentei de todas as formas, lista de tarefas, castigos, conversa, ignorar, mas não tem jeito. Trabalho o dia todo, e quando chego em casa ainda tem louça do café da manhã, detalhe, louça da semana toda. Não venço fazer tudo, trabalho, estudo, faço cursos. Quando estou em casa, chamo a atenção dele, converso, digo venha me ajudar, vamos fazer juntos, o serviço da casa também é de sua responsabilidade, mas ele consegue se esquivar, é quase um zumbi com aquele celular. Incentivo ele a estudar, eu mesma sou exemplo e digo isto a ele, sempre estou estudando, porém, parece que ele está alienado e não escuta. O pior é que ele não é mal educado, é carinhoso comigo. Infelizmente esta situação está afetando também o meu casamento, pois cobro do meu esposo que eu preciso de ajuda, dos dois, que eu preciso da ajuda dele também na educação do nosso filho, que ele tem que tomar uma posição, cobrar do filho a responsabilidade, mas acabamos os dois brigando e fazendo todo o serviço durante os finais de semana. Por favor!!!! preciso de ajuda de vocês, algum conselho milagroso pra mim?

    ResponderExcluir
  7. tbm preciso de ajuda ,minha situação é igual,a diferença que tenha uma filha de 17 anos que além de não ajudar em nada ,não é nada carinhosa,poucas vezes demonstra carinho por mim.sempre fiz questão de ser uma mãe companheira e apesar do pouco tempo por trabalhar fora ,sempre tentei suprir com muito carinho.

    ResponderExcluir

Se comentário é muito importante para mim!!!!
Obrigada por comentar aqui.
Beijokas